quinta-feira, 10 de março de 2011

Dica de turismo: Mucuri - Extremo Sul da Bahia


Falésias e praias virgens enfeitam o litoral da Bahia


Praia da Costa Dourada é cartão postal de Mucuri
O cenário formado por falésias que chegam a 15 metros, areia fina e mar azul conserva praias selvagens que ainda estão para ser descobertas. Mucuri, no extremo sul da Bahia, esconde um reduto natural praticamente intocado. Formado por ecossistemas de mata atlântica, restinga, manguezal, dunas e belíssimas praias, Mucuri é um prato cheio para quem gosta de ecoturismo.
Rio e Manguezal em Mucuri
Passeios de barco podem ser agendados com os pescadores locais. Caminhadas ao longo das praias é certeza de belíssimas paisagens. O centro da cidade, arborizado, convida para um passeio de bicicleta.
Passarela Gigica garante preservação dos manguezais
A Passarela Ecológica Gigica, de 300 metros, é um atrativo a mais da região. Construída inicialmente para facilitar o acesso dos pescadores à praia, a trilha suspensa sobre o manguezal conquistou os turistas e virou atração da cidade. A trilha é leve, recomendada para pessoas de todas as idades que gostam de ouvir as histórias e informações sobre o manguezal, espalhadas em placas pelo caminho e contadas por guias locais. Ao final do passeio, um banho de rio ou de mar para se refrescar.

Costa Dourada 
Praia da Costa Dourada é cartão postal de Mucuri
As praias são o principal atrativo dessa terra encantadora. A praia de Mucuri é a mais agitada por concentrar a maioria das barracas. A praia de Malvinas, com águas claras e raras, concentra um grande número de casas de veraneio. É o local escolhido pelas tartarugas marinhas para fazer a desova. Os adeptos do surf encontram boas ondas na praia da Vila.
Boca da Barra é ótimo lugar para um banho relaxante
Mas é a partir da barra do rio Mucuri, que a paisagem se transforma. É o ponto de partida para a Costa Dourada, que abriga as praias mais belas da região, formada por 35 km de litoral praticamente inexplorado, onde desembocam vários riachos.
Falésias protegem a praia
Nesse trecho, o destaque é para a paisagem contornada por falésias avermelhadas que dão um toque selvagem às praias. O banho fica por conta das piscinas naturais formadas por recifes e dos rios que desembocam na região. Algumas das praias têm acesso restrito e são praticamente desertas, como a Cacimba do Padre e a dos Lençóis, que ficaram conhecidas pela presença de areias medicinais. A última das praias é a Riacho Doce, com sua grande faixa de areia branca que delimita o território baiano, fazendo fronteira com o estado do Espírito Santo.

Rio das Ostras desemboca na praia dos Coqueiros
"A Bahia começa aqui!"

As beleza naturais são tamanhas que os capixabas brigam por esse pedacinho de paraíso desde 1764, antes mesmo da criação do município de Mucuri. Nessa época, era a vila de São José do Porto Alegre, habitada por indígenas de diversas tribos e portugueses que foram se estabelecendo nas aldeias ao redor do rio Mucuri. Foi em 1769 que a vila foi transformada em cidade.
A cidade de Mucuri é cercada por rios, matas e praias
Bastante frequentada por capixabas, mineiros e goianos, o local incorporou os hábitos dos vizinhos à cultura baiana. A mistura deu certo e fez de Mucuri um lugar especial, por sua cultura, seu povo e belezas naturais inesquecíveis.
Não perca o nascer do sol em Mucuri
Como Chegar em Mucuri
A rodovia de acesso é a BR - 101, com 18 Km da divisa do ES / BA. Segue-se por mais 26km pela BA - 698 até a cidade de Mucurí. A empresa Águia Branca faz percursos na Bahia e no Espirito Santo. A empresa São Geraldo faz percursos para o Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário