sexta-feira, 4 de março de 2011

Oceanos ameaçados por poluição de fósforo e plástico

Os oceanos estão correndo sérios riscos e a ameaça vem da quantidade de fósforo e de outras subtâncias como nitrogênio no mar, além do lixo, sobretudo pelo acúmulo de plástico.
O alerta foi feito hoje pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), que chamou a atenção ainda para o fato de que a saúde humana também está correndo riscos. 
A contaminação de fósforo e de outras substâncias como nitrogênio estão causando uma proliferação de algas que envenenam os peixes e prejudicam o turismo costeiro. 
Os especialistas do Pnuma também estão preocupados com plásticos jogados no mar, principalmente em tamanhos inferiores a 5 milímetros. 
Muitos peixes confundem o lixo com alimentos. Além disso, o plástico contem elementos nocivos que podem causar câncer, alertou a Rádio ONU.


Fonte: Blog Verde - De olho nesta tal de sustentabilidade
Enviado por Liana Melo

Um comentário:

  1. Essa preocupação é crescente, haja vista a quantidade de lixo lançado ao mar, diariamente, pelas grandes cidades litorâneas brasileiras. E é terrível saber que aquele peixe saboroso que você come, se alimentou de algas, que por sua vez se alimentaram de pedaços milimétricos de PLÁSTICO!

    ResponderExcluir